O som transmitido dura em torno de 0,8 segundo, pausando por 1-1,3 segundos, repetindo incessantemente, lembrando um chiado igual ao de rádio acompanhado de um rápido barulho de um navio.
A estação é transmitida pelo menos desde 1982 com o repetitivo "pip" de dois segundos, mudando para uma campainha no início de 1990. Ela foi alterada brevemente para um tom mais alto e de maior duração (cerca de 20 tons por minuto) em 16 de janeiro de 2003, embora este som tenha sido revertido para o padrão de tom anterior.8
A UVB-76 pode ser ouvida através do Wide-band WebSDR, digitando-se a 4.625 kHz no campo "Frequency". Esse repetidor é mantido pela University of Twente, na Holanda.
Pela primeira vez em uma história que remonta há quase quarenta anos, um sinal de rádio russo misterioso conhecido popularmente como UVB-76 havia emitido uma ordem. No dia 24 de janeiro de 2013, ele foi ouvido claramente por sua legião de fãs:
“Comando 135 iniciado”
O sinal de rádio que ocupa a frequência 4625 kHz tem sido transmitido pela misteriosa rádio russa fantasma desde o final da década de 1970. A mais antiga gravação conhecida é datada de 1982. Desde então, a rádio de ondas curtas passou a emitir um zumbido repetitivo. Raramente (uma vez a algumas semanas), o zumbido para, e uma voz russa lê uma mistura de números e nomes russos.
Uma mensagem famosa foi transmitida horas antes do Natal de 1997:
“Ya UVB-76, Ya UVB-76. 180 08 BROMAL 74 27 99 14. Boris, Roman, Olga, Mikhail, Anna, Larisa. 7 4 2 7 9 9 1 4”
Parece estranho dizer mas, aparentemente, várias pessoas escutam a UVB-76 e tentam entender as mensagens que são repassadas. As principais especulações giram entorno de militarismo ou de uma base secreta, que mandava mensagens criptografadas aos espiões russos que estavam no exterior. É claro, nada disso foi confirmado até hoje. Durantes as três décadas que a UVB-76 está ligada, a Rússia passou por inúmeras transformações políticas e sociais, porém a estação nunca foi desativada.
Um sinal na frequência 4625 kHz teria sofrido interferência extrema, tornando-o quase inutilizável para investigar a ionosfera. A conspiração favorita dos fãs da UVB-76 é a versão audível do sistema “Dead Man Switch” da Rússia. No caso de um ataque nuclear que aleija o comando militar russo, o sistema automatizado iria lançar um contra-ataque. Outras teorias malucas sugerem que os ruídos sejam um sinal do apocalipse, uma rede de espionagem internacional, ou ainda uma experiência secreta. Ou será simplesmente uma rede de comunicações? O que você acha?
Fonte: Wikipédia - MegaCurioso - Mistérios do Mundo
0 Comentários