Krokodil é uma das drogas mais mortais da atualidade. Seu uso foi relatado pela primeira vez em 2002, na Sibéria, mas logo se espalhou pela Europa. Essa substância destaca-se pela sua capacidade de destruição, causando lesões nunca observadas em outros tipos de drogas.
A principal substância encontrada no Krokodil é a desomorfina, uma espécie de morfina sintética. A droga pode ser fabricada facilmente em casas por meio de uma substância conhecida como codeína, que é comprada em farmácias, e de outras substâncias de fácil acesso, como gasolina, ácido clorídrico, iodo e fósforo. Em virtude da quantidade de produtos utilizados para a sua fabricação e de suas características, é fácil perceber que a mistura formada é extremamente tóxica e frequentemente cheia de impurezas.
O que é?
A droga, que é injetada por via intravenosa, é uma versão mais barata da heroína. Apresenta grande potencial para causar dependência e sua ação e efeitos são bastante rápidos. Em razão do seu baixo custo, muitas pessoas passam a utilizar a droga sem conhecer suas verdadeiras consequências.
Quais são os danos?
Entre os danos graves ocasionados pelo Krokodil aos usuários, destaca-se a pele repleta de ulcerações, esverdeada e escamosa, que lembra um crocodilo. Essa droga também provoca danos nos vasos sanguíneos e tecidos moles nos locais de injeção, causando necrose e gangrena. Vale frisar que os efeitos não ocorrem apenas nos locais de injeção da droga, podendo espalhar-se por todo o corpo, atingindo, por exemplo, o sistema nervoso, sistema endócrino, fígado e rins.
Normalmente os usuários da droga procuram ajuda médica em fases tardias das complicações. Por essa razão, o que resta aos médicos é realizar as amputações, mas, na maioria dos casos, não é mais possível salvar o paciente. Alguns artigos relatam que o tempo médio de vida após o início do uso do Krokodil é de aproximadamente dois anos.
Outro ponto importante é que, analisando as pessoas que fazem uso da droga e o início dos sintomas, nota-se que o avanço das complicações é bastante rápido. Além disso, as taxas de mortalidade são assustadoras.
Além de todos os problemas causados pela droga, outra questão que merece destaque é a transmissão de doenças, como o HIV, por meio das agulhas compartilhadas. Como a droga causa uma necessidade frequente de uso, os riscos são aumentados, principalmente porque pessoas que usam drogas, na maior parte das vezes, submetem-se a maiores situações de perigo.
Falso ou verdadeiro?
O site e-farsa divulgou que a droga é sim verdadeira e afirmou que apesar da “viagem” proporcionada pela Krokodil ser comparada à da heroína, o tempo que ela dura no organismo é pouco, o que obriga ao usuário a se picar novamente em poucos minutos. Como o tempo de preparo é muito maior do que tempo que o “barato” dura no usuário, a Krokodil é feita aos montes – vários e vários litros de uma vez – e, enquanto alguns vão se drogando, outros já vão preparando a nova “fornada” da droga!
Veja a seguir algumas imagens de pessoas que usaram a droga:
Vídeos:
0 Comentários